segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Assistente Social na Política Pública de Educação

O objetivo desta presente e breve reflexão é delinear algumas questões que perpassam pelo Assistente Social como profissional inserido na Politica Pública de Educação.

A atuação do Assistente Social na Politica de Educação deve estar atrelada a outra concepção de política pública, de acesso universal e não de inúmeros critérios para acesso, como acontece na Política Pública de Assistência Social.


A educação, direito de todos e dever do estado é garantida em lei federal e por sua vez não possui critérios de elegibilidade para o acesso. O importante quando atuamos na educação é compreender que crianças e adolescentes possuem o direito ao acesso e garantia de permanência a uma escola pública de qualidade e que possa atender as necessidades dos seus alunos.

Reflito que o Assistente Social no espaço educacional não pode reproduzir a sua prática atrelada a política de assistência social, prática essa condicionada ao constante enquadramento do sujeito como vulnerável ou não, a partir de critérios seletistas que acabam mais excluindo ao invés de incluir.

Nosso objetivo neste espaço, ou seja, na escola, na educação, é garantir que todos possam ter acesso a ela e sim promover ações que possam de fato atender o aluno na sua integralidade.

O profissional de Serviço Social na Educação, deve possuir a capacidade de decifrar a realidade social permeada a escola e a partir disso ser propositivo, no sentido de criar instrumentos para qualificar o processo de ensino aprendizagem como um todo, seja com atividades voltadas a capacitação de professores, grupos operativos temáticos com adolescentes ou pais, espaço de discussão e mobilização da família no contexto escolar, dentre outros.

A essência é entender que o Assistente Social no espaço educacional intervém a partir de uma outra perspectiva, balizada por questões de acesso universal, permanência, inclusão no que se refere aos sujeitos com deficiência, mobilização rumo a gestão democrática na escola e proposição de ações, sejam estas serviços, projetos ou programas desenvolvidos a partir da lógica preventiva, universalista e não meramente paliativa.


Abraços a todos!

André Michel dos Santos

10 comentários:

iwana disse...

Amei o blog,já está,mais do que na hora de mostrar a atuação do Assistente Social na educação.Parabens pela iniciativa

André Michel dos Santos disse...

Prezada Iwana

Agradeço as palavras. meu objetivo com esse blog é socializar minha prática como Assistente Social na Educação e levantar questões para discussão da temática.
Um forte abraço.
At.
André Michel dos Santos

Karla Kayrone disse...

Parabéns pelo blog!!! Sua iniciativa é mt imporante para nós "futuros asistentes sociais", pois mostra a atuação desse profissional nesta área o q possibilita mais pessoas engjadas nessa área q é tão necessitada...

André Michel dos Santos disse...

Prezada Carla.
Agradeço as palavras.
Fico feliz que este blog tenha contribuÍdo para com o seu crescimento profissional.
Abraços.
At.
André Michel dos Santos

Olliver disse...

FANTÁSTICO!

ASSISTENTE SOCIAL ESCOLA disse...

Gostaria de trocar experiencias com assistentes sociais que atuem nas Escolas. Comecei atuar este ano em uma escola e encontro muitas duvidas ainda na atuação neste setor.

Grata

Meu msn v.ricken@gmail.com

ASSISTENTE SOCIAL ESCOLA disse...

Gostaria de trocar experiencias com assistentes sociais que atuem nas escolas. Comecei a atuar este ano em uma escola e encontro certas dificuldades na atuação.

meu msn v.ricke@gmail.com

ASSISTENTE SOCIAL ESCOLA disse...

Gostaria de trocar experiencias com assistentes sociais que atuem nas escolas

André Michel dos Santos disse...

Prezada.
Favor entrar em contato comigo pelo e-mail: andremicheldossantos@gmail.com
Um forte abraço.
At.
André Michel dos Santos

Mikaele disse...

Olá! Parabéns pela temática do blog!Sou acadêmica de Serviço Social na Universidade Anhanguera Uniderp - Polo Natal (7º período) e descobri este blog através da nota do nosso site.Sou estagiária no SESC RN na área de educação em Saúde, inclusive, minha supervisora participou também do 3º Fórum de Educação em Saúde em Goiânia!Excelente espaço para se discutir "As práticas socioeducativas do Serviço Social na Educação".